sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fenilalanina na Gestação

Gentemmmm,
Eu tinha visto na net que gestantes não podem ingerir a bendita fenilalanina, que é um aminoácido encontrado em proteínas vegetais e animais, é quase impossível eliminar a fenilalanina de vez, quase tudo tem fenilalanina...
O problema é que informações da net nem sempre são completas e seguras, no meu caso me deixou desesperada. O que eu encontrei na net é que a ingestão de fenilalanina na gravidez pode causar problemas neurológicos seríssimos ao feto.
Logo, passei a tomar cuidado. A maioria das comidinhas light tem esse aminoácido. Então toda vez que ia comprar algo pra comer ia lá nos ingredientes e via se tem fenilalanina, fica sempre ao lado da informação contém glúten ou não contém glúten. E tratei de eliminar tudo que tem glúten. Claro, sem saber que tem glúten na carne, no ovo, no leite, no queijo e por aí vai... kkkkk
Mas tenho uma ÓTIMA NOTÍCIA! Ontem fui à endocrinologista e perguntei pra ela sobre o consumo de fenilalanina da gravidez e para o meu alívio e o alívio de várias mamães que ainda não entendem o dilema da fenilalanina, o consumo desse aminoácido não faz mal algum para as pessoas "normais", ou seja, só faz mal para quem tem a doença chamada fenilcetonúria, que tem uma intolerância à fenilalanina.
A fenilcetonúria é uma doença rara causada por alteração genética e é identificada no teste do pezinho.
Nossaaaaaaaa, agora fico compadescida de quem tem essa doença, deve ser realmente horrível. É praticamente impossível não ingerir fenilalanina. 
Quem quiser saber mais, tem informações no site da revista Crescer, mas como sempre... incompleta para as mamys de plantão... hehe
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI14313-10441,00.html

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Me divirto com vc viw Paulinha. Além das preocupações "normais" que toda mãe tem, vc ainda inventa outras novissímas... karacas!!! nunca me preocupei com isso... nem tinha ouvido falar... se vc continuar nessa onda vai ficar doida....kkkkkkkkkk
    Restrinja-se às orientações e precauções indicadas por seu obstetra, assim vc não ficará loka e não deixará seus amigos, pais e médicos em surto, blz?..ahauhaua relaxa, que gravidez não é doença. Claro que é necessário alguns cuidados, mas nada em exagero.
    Beijos
    Da titia Dri

    ResponderExcluir
  2. Muito muito obrigada! Eu era muito encanada com isso, principalmente por ter ingerido, por descuido, refrigerante diet.
    Vc me deixou aliviada. =)
    Estou grávida de 24 semanas.
    Muita saúde pra vc!

    Bjos,
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Pois minha endocrinologista pediu pra que eu nao tome nada com fenilalanina na gestaçao principalmente porque to com diabetes gestacional nao so ela como minha nutricionista tbm e ela e uma das melhores médicas aqui da minha cidade sao luis -ma ja me consulto com minha endocrino ha 2 anos por conta da tireoide e ela disse pra nao tomar de jeito nenhum

    ResponderExcluir
  4. Que bom ler seu comentário, estou grávida de 9 semanas e não consigo abandonar o refrigerante ZERO.... agora estou mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho legal diminuir o consumo sim! Principalmente dos refrigerantes de cola, que possue este aminoácido na sua composição. A Mãe pode não ter intolerância, mas o bebê só vai saber depois do nascimento, quando fizer o teste do pézinho.

      Excluir
  5. Pois é , o pior sou eu que tenho intolerancia a lactose e desejo por comer doce,. estava comendo direto gelatina e li que tem a fenilalanina e agora o que eu faço??

    ResponderExcluir
  6. Pois é , o pior sou eu que tenho intolerancia a lactose e desejo por comer doce,. estava comendo direto gelatina e li que tem a fenilalanina e agora o que eu faço??

    ResponderExcluir
  7. meninas, tenho uma informação, de qualquer forma, evitem a fenilalanina, para evitar que os bebes desenvolvam a doença, pois a mãe não tem, só que a criança pode adquirir através do consumo da mamãe, pois só irá descobrir após o teste do pezinho.É melhor prevenir do que remediar.

    ResponderExcluir